segunda-feira, 2 de março de 2009

Dicionário de Língua Matemática

Pequeno Dicionário de termos utilizados pelos nossos amados professores:

Veja o que eles realmente querem dizer:

*claramente: eu não quero escrever os passos intermediários.

*trivial: se eu tenho que lhe mostrar como fazer isto, você está na classe errada.

*obviamente: eu espero que você não estivesse dormindo quando nós discutimos isto anteriormente, porque eu recuso repetir isto.

*recordando: eu não devia estar falando isso, mas como eu sei que vocês apagam suas memórias depois de cada teste...

*generalizando: eu não estou com vontade de mostrar todos os casos, e portanto eu farei um e lhe deixarei entender o resto.

*como facilmente pode ser mostrado: até mesmo você, deveria poder provar isto sem eu ter que segurar sua mão.

*avalie você mesmo (faça as contas!): esta é a parte chata da demonstração, por isso faça você mesmo.

*esboço da prova: eu não posso verificar todos os detalhes, assim eu farei isto nas partes que eu não puder provar.

*dica: este é o modo mais difícil de se chegar ao resultado

*método simples: este método requer duas páginas a menos de trabalho, mas ao mesmo tempo vocês precisam de mais três anos de curso para entender isso.

*método elegante: não requer conhecimento anterior e ocupa dez linhas de considerações prévias.

*similarmente: pelo menos uma linha desta explicação é igual a anterior.

*provamos isto com duas linhas: eu omitirei tudo, menos a conclusão. Ou seja, se você não entende o que eu estou falando, você não terá como perguntar alguma coisa!

*brevemente: eu já estou sem tempo, portanto vou falar e escrever mais rápido.

*vou apenas falar sobre isto: não vou escrever no quadro negro, pois certamente cometerei algum erro.

*prova omitida: confie em mim, é verdade.

*a prova disto está além dos nossos objetivos: você não encontrará a prova real disto em nenhum lugar.

*procedimento formal: manipule os símbolos sem ter a mínima idéia do que eles significam.

Nenhum comentário: