sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ábaco

Agora um pouco da matemática mais velha....

Falaremos um pouco do ábaco um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos.
Estrutura e construção

O ábaco padrão pode ser usado para executar a adição, a subtração, a divisão e a multiplicação; o ábaco pode também ser usado para extrair raizes quadrados e raizes cúbicos.
Tipicamente, o ábaco é construído de vários tipos de madeira e vem em varios tamanhos. O frame do ábaco tem uma série das hastes verticais em que um número de contas de madeira são permitidos deslizar livremente. Um feixe horizontal separa o frame em duas seções, sabidas como a plataforma superior e a plataforma inferior.



A técnica


A técnica apropriada do uso do dedo é importante para conseguir a proficiência no ábaco. Com um ábaco chinês, o polegar e o dedo indicador junto com o dedo médio são usados para manipular as contas. As contas na plataforma inferior são movidos para cima com o polegar e para baixo com o dedo indicador. Em determinados cálculos, o dedo médio é usado para mover contos na plataforma superior.



Técnica Dos Dedos: Um livro se texto japonês publicado em 1954 mostra a técnica apropriada para mover as contas. Mostra o polegar que está sendo usado para contar as contas na plataforma inferior e o dedo indicador que está sendo usados em todos casos restantes.Com a versão japonesa do ábaco, somente o indicador e o polegar são usados. As contas são movidos para cima com o polegar e para baixo com o dedo indicador. Entretanto, determinadas operações complexas requerem que o movimento do dedo do índice beads acima; por exemplo adicionando 3 a 8 (a adição dos três é chamada Jian Chi Jia Shi que significa literalmente, "subtrai 7 adiciona 10" ).
Esta versão do ábaco de Java é uma simulação limitada do instrumento real porque a técnica do uso do dedo é encoberta completamente pelo rato. Com um ábaco real, a prática constante é indispensaval para adquirir virtuosidade de e rapidez no cálculo de.


O ábaco hoje...

O ábaco é ainda usado hoje por comerciantes na Ásia e em "Chinatowns" na America do Norte. O uso do ábaco é ensinado ainda em escolas asiáticas, e em algumas escolas no ocidente. Ensina-se às crianças cegas usar o ábaco onde em contrapartida, os colegas com visão normal seriam ensinadas executar cálculos com papel e o lápis.
Um uso particular para o ábaco está no ensino de matemática e especial a multiplicação simples às crianças; o ábaco é um substituto excelente para a memorizaçao de tabelas da multiplicação, uma tarefa particularmente detestada para crianças jovens. O ábaco é também um instrumento excelente para ensinar outros sistemas de numeraçao de bases diferents porque se adapta fàcilmente a qualquer base.
Mas eu prefiro a tão amada calculadora científica, ou o Maple! Santo Computador! =]

Nenhum comentário: