domingo, 25 de maio de 2008

A Matemática da Música: A Relação Harmoniosa entre os Números e o Som

A música é sem dúvida nenhuma é a arte mais popular do planeta. Mas, o que pouca gente sabe, é que por trás de um chorinho, ou de uma complexa sinfonia de Bach ou Villa-Lobos, existem relações matemáticas muito simples que ajudam a formar, ao lado do talento dos homens, o edifício sonoro da nossa Música.
Na sua definição mais simples, Música é "ritmo e som". Ou seja, é uma combinação de sons executados em determinada cadência. A importância da Matemática na Música está presente desde a concepção mais fundamental do que é "som musical" e do que é "ritmo".
Os sons com os quais podemos criar nossas músicas constituem o que chamamos de "escala musical". Eles são definidos a partir de relações matemáticas muito precisas e, quando combinados de determinadas maneiras, podem produzir resultados agradáveis aos nossos ouvidos. Essas relações matemáticas, junto com as características intrínsecas das vibrações sonoras, são a base para a "harmonia" na superposição dos sons musicais.
Por outro lado, a maneira como encadeamos os sons em nossas músicas também segue regras com fundamentos matemáticos. Todos os tipos de "ritmos" que podemos conceber musicalmente obedecem a algum tipo de divisão fracionária, cuja característica sempre está vinculada a um determinado gênero artístico ou a um tipo de cultura.
Conhecer essas influências matemáticas é, antes de tudo, conhecer a essência da própria Música.
No que se refere ao ritmo, a Música é organizada em "pedaços" contendo o mesmo número de tempos do compasso de referência. Por exemplo, numa música que utilize compasso quaternário, os pedaços (que também são chamados de "compassos") contêm sempre 4 tempos.
Observe a tabela abaixo que relaciona os símbolos musicais com os seus respectivos valores matemáticos:

Você sabia que a Matemática e Música são linguagens Internacionais? Ou seja, se você pegar um texo matemático ou uma partitura musical, por exemplo, você será capaz de entender o que está escrito. Basta ter um pouco de conhecimento da área de suas simbologias!

Interessante! Até a Próxima...

2 comentários:

Ana Luisa disse...

esta postagem me ajudou de mais no meu trabalho de matemática !! Muito Obrigada !!

Doca disse...

vlw me ajudou tbm no trabalho de matemática !!!